Quem nunca se submeteu a uma sessão de acupuntura por medo das agulhas pode experimentar um tratamento semelhante, feito a laser.
A técnica consiste em estimular os pontos acupunturais por meio de laser de baixa intensidade e baixo efeito térmico ao invés da agulha.
Os estímulos pelo laser são iguais aos da agulha, mas sem a penetração da mesma. Estimulando os pontos energéticos com uma caneta de emissão de raio laser visa-se equilibrar os pontos energéticos desestruturados.
Os princípios da Medicina Tradicional Chinesa e da Acupuntura Científica são inclusos nesta técnica. Os princípios biológicos do laser envolvem efeitos anti-inflamatórios, biomodulação, analgesia, melhora da produção do líquido sinovial, lubrificador de articulações entre outras.
Pode ser uma alternativa ou um complemento à acupuntura com agulhas. Muita gente que sente agonia ao vê-las na pele vem aderindo ao laser. Outra vantagem é que o tratamento pode ser feito tranquilamente em crianças.
Perguntas frequentes
A acupuntura provoca dependência física ou psíquica?
De forma nenhuma. Não há qualquer substância química nas agulhas. O que pode acontecer é do paciente se sentir tão bem com o tratamento, que decida mantê-lo preventivamente.
Quais cuidados devem ser tomados antes da sessão de acupuntura?
De modo geral, não há necessidade de cuidados especiais, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, não se alimentar exageradamente nem estar com fome intensa, para evitar desconfortos. Trata-se de uma recomendação, não sendo, portanto, motivos para impedimento do tratamento. Não existe algum impedimento no período de menstruação, gravidez, resfriado ou gripe.
Tenho medo de agulhas. Dói fazer acupuntura?
As agulhas de acupuntura convencionais já são até 10 vezes mais finas que as agulhas utilizadas para injeções e testes de sangue. Muitos dos pontos são totalmente indolores, com o paciente nem sentindo a agulha penetrar na pele. Após estarem no seu ponto correto, pouco se nota a sua presença. Para pacientes que mesmo assim tiverem medo de agulhas, o acupunturista poderá recomendar outras técnicas para a estimulação dos pontos, como a acupuntura a laser (estímulos dos pontos por um aparelho de laser), ventosaterapia (colocação de uma ventosa por sucção sobre a pele), e moxabustão.